quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Pão Pesto à minha moda!!!


Ultimamente tenho sentido que os pães na máquina não estão ficando tão bons quanto aos primeiros que fiz! Aqui na minha terrinha (por incrível que pareça) está um pouco friozinho (pelo menos para as massas de pão!) e muuuito úmido!!!! Acredito ser este o motivo para os pães não ficarem tão bons como à um mês atrás, não que tenham ficados ruins, mas sempre tem aquela velha frase no ar: "nossa nem parece a mesma receita que daquela vez!".


Por isso, o pão nosso de cada dia de ontem foi um pouco modificado à minha maneira. Tempos atrás conheci uma dica muito boa de mudar o modo de fazer pão na máquina colocando o fermento com o açucar e a água para crescer antes de batero pão, 10 minutinhos com a forma dentro da máquina e está ótimo!!! O pão fica perfeito, depois eu coloco foto e receita aqui!


Este que fiz ontem é a receita de Pão Pesto (900g) da máquina Britânia, porém ao invés de manjericão fresco, coloquei pesto que eu própria bati e estava na geladeira, vou colocar a receita original e em seguida as mudanças que fiz!!



PÃO PESTO
(Ciclo Sanduíche)
(900 gramas)


Ingredientes:

1 e 1/3 copo de leite com 1 ovo (coloque o ovo dentro do copo e complete o coop com o leite)
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 e 1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açucar
5 colheres de sopa de manjericão picado
4 copos de farinha de trigo especial
2 colheres de chá de fermento biológico seco


Retire a forma de assar de dentro da Máquina e adicione todos os ingredientes na ordem acima. Recoloque a forma na Máquina, selecione o tamanho, a cor e o ciclo recomendado para o pão, feche a tampa e pressione o botão iniciar.


Minhas modificações:


1 - ao invés de manjericão fresco picado eu coloquei duas colheres de sopa do seguinte pesto:


No processador faça um purê com 1 ou 2 dentes de alho, adicione 1/4 de xic. de pinholes ou nozes, 1 xic. de folhas de manjericão e 1/2 xic. de folhas de salsa e processe até estar bem picado. Com o processador ligado em velocidade baixa acrescente aos poucos 1/2 xic. de um bom azeite de oliva até obter uma pasta. Adicione 1/2 xic. de queijo parmesão ralado e pulse até incorporar ao restante. Tempere com sal a gosto.


2 - amornei um pouquinho o leite colocando 30 segundos no microondas;
3 - coloquei na forma da máquina o leite, o ovo, o açucar e o fermento e deixei descansar dentro da máquina de pão 10 minutos;
4 - após, coloquei o azeite, o pesto, a farinha e o sal;
5 - programei para o ciclo sanduíche e no bip da segunda batida (+/- 1 hora após o início) coloquei uma porção de linhaça;


Não teve erro, foi muito apreciado por todos e ficou com um gostinho bem leve de manjericão e também de parmesão.


Abraços,
Paula Amanda

3 comentários:

Eli disse...

Que luxo esse pão?!

Anônimo disse...

EU TAMBÉM TENHO ESSA MÁQUINA! É MUITO BOA!=) PARABÉNS PELA RECEITA E OBRIGADA PELAS DICAS!!

Anônimo disse...

http://dlsvr04.asus.com/pub/ASUS/misc/audio/RealtekALC883_Audio_V51005464.zip