segunda-feira, 19 de novembro de 2007

O doce!

Pessoal,


Não deu tempo de tirar uma foto da torta cortada! Socorro, foi-se tudo!!!!
Obrigada pelos elogios e hummmms que obtive na experimentação!!!
A sobremesa se trata de uma Torta Caramelada de Banana que copiei aqui nos blogs da vida!
Só que como sou primeira base no quesito "mundo dos blogs", na hora de copiar a receita não escrevi de que blog tirei, se alguém souber de quem é essa receita por favor me avise para eu dar os créditos, pois ficou muiiiiiito boa, fiz apenas uma mudança, coloquei farofinha de açucar mascavo, farinha de trigo e manteiga encima!!!!


A foto original é esta!




Torta de banana caramelada


xícara medidora de 240ml


Massa:
2 ½ xícaras de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal gelada, em cubinhos de 1.25cm
½ xícara de banha ou gordura vegetal hidrogenada, em cubinhos de 1.25cm – usei a última
5 colheres (sopa) ou mais de água gelada – precisei de 6


Recheio:
2 xícaras (480ml) + 3 colheres (sopa) de leite
5 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de amigo de milho
1 gema, passada pela peneira
1 colher (chá) de baunilha


Cobertura:
6 bananas pequenas, em rodelas – aprox.
2 ½ xícaras1 ½ xícaras de açúcar


Comece preparando a base da torta: misture a farinha, o açúcar e o sal em um processador de alimentos. Adicione a manteiga e a banha/gordura vegetal e, com a tecla pulsar, processe até obter uma textura de areia molhada, mais grossa.Se fizer a massa sem o processador (meu caso), esfregue a farinha e a manteiga/gordura com as pontas dos dedos (essa técnica funciona bem com quem tem mãos frias).Transfira a mistura para uma tigela média. Adicione a água e misture com um garfo até que a massa se junte, e só adicione mais água se a massa estiver seca - faça isso aos poucos, usando uma colher (chá).Forme uma bola com a massa e divida-a em duas partes – usei ¾ da massa para a base da torta e ¼ para as “cobrinhas”. Achate ambas as partes para formar discos e embrulhe em plástico. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora.A massa pode ser feita até 3 dias antes; mantenha-a na geladeira. Se necessário, deixe-a em temperatura ambiente por alguns minutinhos antes de abrir com o rolo.Pré-aqueça o forno a 180ºC.Abra a massa com um rolo, do centro para as extremidades, girando-a freqüentemente, em sentido horário e anti-horário – preferi fazer isso ainda com a massa envolta em plástico.Transfira a massa para a forma (22cm) e pressione gentilmente até que ela cubra toda a assadeira. Corte os excessos.Forre o fundo da massa com um círculo de papel alumínio e coloque feijões por cima do papel. Asse até que a massa comece a dourar; retire do forno e remova os feijões e o papel alumínio (a massa ainda não estará totalmente assada).

Para o recheio: coloque as 2 xícaras de leite em uma panela média. Adicione o açúcar e misture bem. Em uma xícara ou tigelinha, dissolva o amido de milho nas 3 colheres (sopa) de leite. Junte ao leite da panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.Retire do fogo e misture a baunilha. Deixe esfriar, mexendo de vez em quando para que não empelote.

Faça a cobertura: Coloque o açúcar numa panela grande e leve ao fogo baixo. Deixe caramelizar e acrescente as bananas – cuidado para não se queimar. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até que as bananas se desmanchem quase que completamente.Retire do fogo e reserve por 10 minutos.Monte a torta: despeje o recheio sobre a massa da torta e cubra com a mistura de banana. Faça “cobrinhas” com a massa restante (que estava na geladeira) e coloque por cima da torta, formando uma espécie de treliça.Leve ao forno novamente, desta vez a 200ºC, e asse por 25-30 minutos, até que as “cobrinhas” estejam assadas. Deixe esfriar e leve à geladeira antes de servir.

Apesar de a explicação ser super extensa, não achei muito difícil de fazer!


Abraços,
Paula Amanda

3 comentários:

Laurinha disse...

Lindinha, eu sei da onde vc copiou!
é da Pat da TK, vê lá:
http://technicolorkitchen.blogspot.com/2007/08/torta-de-banana-caramelada-e-uma-viagem.html

Eu sei pq tb copiei e já fiz, é 10 esta receita, deliciosa!

Beijinhos,

laila disse...

humm agora com tantos elogios, vou ter q faezr tbm! bjos

bia disse...

deu agua an boca !! bj